Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19134
Título: Análise socioambiental do parque urbano da Bica de Sertãozinho, Mamanguape/PB/Brasil
Autor(es): Moraes, Leonardo Bandeira Luna de
Palavras-chave: Geografia
Análise socioambiental
Meio ambiente
Parque urbano
Data do documento: 2018
Resumo: O estudo aconteceu no município de Mamanguape, Litoral Norte da Paraíba, na região imediata de Mamanguape-Rio Tinto e Intermediária de João Pessoa (IBGE, 2017). O objetivo geral foi analisar geograficamente o Parque Urbano da Bica de Sertãozinho que foi instalado na Reserva Ambiental Bica de Sertãozinho, no perímetro urbano de Mamanguape/PB. Os objetivos específicos foram desenvolvidos na seguinte ordem: I. Identificar as características geográficas e históricas da área de pesquisa no contexto territorial II. Identificar as características socioambientais do Parque Urbano (PU) da Bica do Sertãozinho; III. Sintetização de dados fotográficos; IV. Sugerir aos órgãos competentes fiscalizar as áreas do trecho estudado, assim como outras que passam pelo mesmo problema, para que sejam desenvolvidas políticas públicas de preservação do meio ambiente. Os procedimentos metodológicos consistiram de uma pesquisa documental, seguida por pesquisa empírica ou de campo, com a coleta de informações sobre a área objeto da pesquisa. Foram feitas entrevistas focais direcionadas para comerciantes, antigos frequentadores e atuais usuários dos serviços e equipamentos de lazer do PU da Bica de Sertãozinho. Autores como Andrade (2005), Lima (2013), Mascarenhas (2005), Oliveira (2007), Rodrigues (2002); Rodrigues (2008), Schoen (2012) foram fundamentais para o estudo. Com a pesquisa podemos afirmar que é de fundamental importância a existência de ambientes direcionados ao lazer e ao bem-estar das populações, em especial quando estes estão em sintonia com a preservação do meio ambiente. Registramos que a recuperação do PU da Bica de Sertãozinho trouxe novas expectativas para os habitantes de Mamanguape, além da geração de emprego e renda para dezenas de famílias. Também foi importante reconhecer que existes sérios problemas de degradação ambiental no entorno do Parque, devido a expansão urbana e pressão social das populações mais carentes, que veem na reserva ambiental a possiblidade de extração de recursos para suprir suas necessidades econômicas e de sobrevivência, assim como a expansão da monocultura da cana de açúcar e eucalipto que se encontra nas proximidades do parque.
Descrição: MORAES, L. B. L. de. Análise socioambiental do parque urbano da Bica de Sertãozinho, Mamanguape/PB/Brasil. 2018. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19134
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonardo Bandeira Luna de Moraes.pdfPDF - Leonardo Bandeira Luna de Moraes7.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.