Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19136
Título: Arborização urbana e sua influência na melhoria da qualidade de vida: um estudo na cidade de Lagoa D'Anta/RN
Autor(es): Rosário, Rafaela Ravena Pereira Padilha do
Palavras-chave: Arborização urbana
Qualidade de vida
Planejamento
Lagoa D'Anta
Data do documento: 2018
Resumo: A existência de árvores nos espaços urbanos traz diversos benefícios para a qualidade de vida da população. Todavia, o ciclo de vida das árvores sofre muitos desiquilíbrios em virtude de conflitos e agressões oriundos do desenvolvimento urbano, bem como pela falta de planejamento e técnica de plantio e manutenção da arborização urbana. O presente trabalho objetivou realizar uma análise da percepção de moradores acerca da situação da arborização e sua influência na qualidade de vida na cidade de Lagoa d’Anta/RN. Para a concretização do estudo, foram realizadas pesquisas de gabinete e de campo. A pesquisa de campo contou com a participação de 42 indivíduos, selecionados de forma aleatória, cujos dados foram coletados a partir de uma entrevista semiestruturada. Os principais resultados apontaram que os moradores são favoráveis à arborização e reconhecem sua importância para a qualidade de vida; a maioria deles (95%) afirmou não ter conhecimento sobre as normas técnicas de plantio e manutenção, mas por necessidade acabam realizando plantios, podas e cortes por conta própria; 57,14% estão insatisfeitos com a arborização local, pois a mesma não encontra-se bem distribuída pelas ruas da cidade; os benefícios mais citados foram: sombra, melhoria climática, bem estar psicológico, qualidade do ar, socialização e ventilação. Conclui-se que a arborização local merece maior atenção dos órgãos responsáveis, de modo a assegurar os benefícios desse processo e fomentar orientação técnica, educação/informação ambiental, intervenção e, sobretudo, respeitando o papel das árvores na promoção da qualidade de vida dos citadinos.
Descrição: ROSÁRIO, R. R. P. P. do. Arborização urbana e sua influência na melhoria da qualidade de vida: um estudo na cidade de Lagoa D'Anta/RN. 2018. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19136
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Ravena Pereira Padilha do Rosário.pdfPDF - Rafaela Ravena Pereira Padilha do Rosário6.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.