Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19138
Título: O imaginário infantil em "Quem me dera ser onda", de Manuel Rui
Autor(es): Silva, Janailton Santos da
Palavras-chave: Criança
Infância
Angola
Imaginário infantil
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho traz uma leitura analítica do livro Quem me dera ser onda (1982), do autor angolano Manuel Rui. O objetivo é apresentar de que forma a criança é representada na obra. Como ela lida com as diferentes classes sociais, o renascimento de uma nova Luanda que se apresenta, a mudança do interior para a capital. A relação com os estudos, o tratamento que as crianças recebem da sociedade, da família e do Estado. Além do livro de Manuel Rui como aporte teórico, contribuíram para a realização desse artigo, livros catalogados e analisados, como: Carnavalizar é preciso: uma leitura da paródia em Quem me dera ser onda de Teresa Salgado (2011) e Velhas identidades novas: o pós-colonialismo e a emergência das nações de língua portuguesa de Jane Tutikian (2006), e artigos, que tratam do contexto histórico e social de Angola pós-independência, da luta das classes sociais, do desenvolvimento do lugar e a relação da criança em meio a esses acontecimentos.
Descrição: SILVA, J. S. da. 2018. O imaginário infantil em "Quem me dera ser onda", de Manuel Rui. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19138
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janailton Santos da Silva.pdfPDF - Janailton Santos da Silva2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.