Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19139
Título: A música na construção de valores afro-brasileiros para educação infantil
Autor(es): Silva, Josinete Marcolino da
Palavras-chave: Música
Lei nº 10639/03
Educação Infantil
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho, tem por objetivo, saber como a música pode contribuir na construção dos valores afro-brasileiros na educação infantil, resgatando a memória, percepção, pensamento, sentimento e promovendo a igualdade racial. É visível que ainda existe uma carência na valorização e na construção dos valores étnico-raciais, pois sabemos que os povos afrodescendentes ainda são ignorados por parte da sociedade. Através da Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003), que tem por obrigatoriedade o ensino de história da África e da cultura Afro-brasileira nas escolas públicas e privadas contribuindo assim na compreensão e conhecimento sobre a cultura negra. Esta pesquisa configura-se como qualitativa, tendo como base o questionário semiestruturado com entrevista aplicada as três professoras da educação infantil III, IV e V. Os principais autores do referencial teórico neste estudo foram KOELLREUTTER (1988), BRÉSCIA (2003), FREIRE (2002), GODOY (1995). A pesquisa vem trazer a contribuição para a compreensão da importância que a música tem como instrumento facilitador de aprendizagem na educação infantil e pode auxiliar no processo cognitivo, linguístico, psicomotor e sócio afetivo, garantindo a aquisição de novos conhecimentos culturais e experiências rítmicas que irão auxiliar os movimentos físicos e psíquico da criança, facilitando sua autoexpressão e criatividade no processo de socialização enriquecendo no seu aprendizado. De acordo com as respostas obtidas, compreendemos que a música, amplia a visão de respeito, união e companheirismo dentro de uma sociedade e dentro da escola, possibilitando o respeito as diferenças presentes no meio social, pois os conhecimentos e experiências trazidos nas letras musicais, são riquíssimos na promoção de novos valores, que coincidem com as diferenças presentes no meio ao qual estamos inseridos, e fornecendo possibilidades até de retratar diferentes visões e discussões sobre os temas abordados nas mesmas.
Descrição: SILVA, J. M. da. A música na construção de valores afro-brasileiros para educação infantil. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19139
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilnete Marcolino da Silva.pdfPDF - Josilnete Marcolino da Silva3.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.