Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19150
Título: O papel do professor no ensino e aprendizagem de alunos disléxicos
Autor(es): Lima, Michely Pereira de
Palavras-chave: Dislexia
Dificuldades de aprendizagem
Professor
Prática pedagógica
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor no ensino e aprendizagem de alunos disléxicos, uma vez que a presença de distúrbios de aprendizagem, em sala de aula, é cada vez mais visível. Nessa perspectiva reflito sobre a influência do professor nesse processo de construção da aprendizagem do aluno disléxico. São objetivos específicos deste trabalho: a) definir dislexia; b) evidenciar a importância de metodologias para o desenvolvimento de alunos disléxicos; c) apresentar a importância do papel do professor para o acompanhamento de alunos com dislexia. E para se chegar aos objetivos propostos foi adotada a abordagem de pesquisa bibliográfica. A abordagem bibliográfica torna- se importante por referenciar os estudos de materiais já publicadas sobre o tema. Esta pesquisa foi desenvolvida a partir de consulta a fontes, tais como livros, artigos, periódicos e sites. E tem como autores de estudo OLIVIER (2011 e 2013), FONSECA (2016), ROTTA e PEDROSO (2016), MOOJEN e FRANÇA (2016), SAVAGE (2015), dentre outros. Como resultados de pesquisa, evidencia-se a importância que a prática pedagógica representa nesse processo de construção educacional do disléxico, para que os educadores possam refletir seu papel enquanto direcionadores de intervenções adequadas as necessidades dos alunos na vida escolar, exaltando suas capacidades para melhor desenvolvê-las. Concluindo assim, que o professor tem uma importância significativa na aprendizagem dos disléxicos, pois é ele que mediará o ensino e aquisição da leitura e estará presente no dia a dia escolar destes alunos com dislexia.
Descrição: LIMA, M. P. de. O papel do professor no ensino e aprendizagem de alunos disléxicos. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19150
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michely Pereira de Lima.pdfPDF - Michely Pereira de Lima3.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.