Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19154
Título: Poe machadiano: um estudo analítico de dois contos
Autor(es): Marreiro, José Cristovão Maia Lucena
Palavras-chave: Literatura comparada
Intertextualidade
Edgar Allan Poe
Machado de Assis
Data do documento: 2018
Resumo: A presença da intertextualidade nas obras literárias é uma peculiaridade muito estudada nos dias atuais e cada vez mais frequente por seu caráter revelador de novas histórias e, ainda, pelo vasto campo de estudo e análise ao qual este nos possibilita. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo principal analisar os contos O coração delator (1843) do autor (norte-americano) Edgar Allan Poe e O enfermeiro (1868) do escritor brasileiro Machado de Assis pelo viés da intertextualidade e da Literatura Comparada. No entanto, além de serem detalhadas as convergências presentes entre as narrativas, serão também demonstradas as divergências que fazem parte das tramas. Após as análises mencionadas anteriormente, passaremos a utilizar o termo intertextualidade estrutural para centrar o tema desta pesquisa, criando então uma nova categoria a ser estudada levando o leitor a entender as suas características no que diz respeito a como a estrutura de um texto pode levar a criação de outro. Para isso, serão introduzidas outras narrativas dos mesmos autores para ampliar como cada um deles obtinha o seu processo de criação, as quais farão parte do corpo desse trabalho. Para tanto, contaremos com o aporte teórico de Julia Kristeva (2005), Moises Massaud (2004), Leyla Perrone-Moisés (1990) entre outros para possíveis resultados ou constatações.
Descrição: MARREIRO, J. C. M. L. Poe machadiano: um estudo analítico de dois contos. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19154
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Cristovão Maia Lucena Marreiro.pdfPDF - José Cristovão Maia Lucena Marreiro5.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.