Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19160
Título: A representação da infância em "A bolsa amarela"
Autor(es): Silva, Franciana cecílio da
Palavras-chave: Litreratura infantil
Imaginário
Representação
Data do documento: 2018
Resumo: O presente estudo tem por finalidade analisar a posição da criança, no ambiente familiar, especificamente representado pela personagem Raquel, na obra “A Bolsa Amarela”, de Lygia Bojunga Nunes. Para tanto, buscamos fazer uma análise de caráter interpretativo acerca da representação da infância, mostrada por Raquel, e como ela reflete a criança nos dias atuais. Na referida obra, o imaginário é permeado de questionamentos que abarcam o universo da infância e aborda as formas de representação da personagem jovem, no contexto que os adultos lhe impõe. Para tanto, baseamos nossa pesquisa nos estudos de autores que dialogam com a Literatura Infantil, tais como: Coelho (2000), Cunha (2003), Cadermatori (2006), Colomer (2017), dentre outros. A realização deste trabalho nos permitiu compreender a importância das narrativas para crianças, sobretudo comprovar sua eficácia na formação de leitores conscientes e reflexivos. Como também, nos proporcionou uma visão ampla e humanizadora, acerca dos assuntos inerentes ao universo literário infantil.
Descrição: SILVA, F. C. da. A representação da infância em "A bolsa amarela". 2018. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19160
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Franciana cecílio da Silva.pdfPDF - Franciana cecílio da Silva2.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.