Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19163
Título: Interação predação por podisus nigrispinus (Dallas) (Heteroptera: pentatomidae), fase de desenvolvimento e densidade de sua presa alabama argillacea (Hubner)
Autor(es): Santos, Bárbara Davis Brito dos
Palavras-chave: Predação
Predador asopinae
Estágio da presa
Data do documento: 13-Out-2016
Resumo: A resposta funcional é afetada por diversos fatores, incluindo o estágio de desenvolvimento da presa. Este estudo avaliou a resposta funcional de fêmeas de Podisus nigrispinus (Dallas) (Heteroptera: Pentatomidae) tendo como presas lagartas de 4° ínstar e pupas de Alabama argillacea (Hubner) (Lepidoptera: Noctuidae) nos intervalos de 12 e 24 horas. As presas foram expostas ao predador nas densidades 1, 6, 12, 18, 24 e 30 insetos / fêmea. O estudo foi conduzido em laboratório a 28°C, 70 ±10% UR e fotofase de 12 h. Os dados de predação foram submetidos à análises de regressão logística polinomial, determinando assim, o tipo de resposta funcional. As equações de Holling (1959) e de Rogers (1975) foram utilizadas para estimar os parâmetros da taxa de ataque e tempo de manuseio. Houve resposta funcional do tipo II para larvas e tipo III para pupas. Os valores da taxa de ataque e de tempo de manuseio nos períodos de 12 e 24h não diferiram, pois houve sobreposição dos intervalos de confiança. A maior predação foi constatada na densidade de 30 insetos / fêmea, a predação foi similar nas densidades de 18 e 24 presas por predador. Em relação à taxa de predação nos diferentes estágios da presa, observou-se uma resposta mais intensa do P. nigrispinus nas maiores densidades de lagartas. Portanto, a fase de desenvolvimento e a densidade de A. argillacea influencia diretamente no comportamento de predação de P. nigrispinus
Descrição: SANTOS, B. D. B. dos. Interação predação por podisus nigrispinus (Dallas) (Heteroptera: pentatomidae), fase de desenvolvimento e densidade de sua presa alabama argillacea (Hubner) . 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19163
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Bárbara Davis Brito dos Santos_protected.pdfPDF - Bárbara Davis Brito dos Santos.pdf696.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.