Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19166
Título: Implantação de canteiros de plantas medicinais no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Júnior, Alfredo Rosas de Lima
Palavras-chave: Biodiversidade
Horta
Agricultura Orgânica
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: A utilização das plantas medicinais é prática antiga. Os conhecimentos empíricos repassados ao longo das gerações, sobre o uso e a eficácia de plantas medicinais contribuem de forma relevante para a divulgação das virtudes terapêuticas dos vegetais. O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, contando com um número estimado de mais de 20% do número total de espécies do planeta. Também vale ressaltar a maior diversidade genética vegetal: são cerca de 55.000 espécies catalogadas de um total estimado entre 350.000 e 550.00 espécies. E dentro desse leque de riquezas biológicas, o país também se destaca em outro aspecto no que diz respeito às plantas: as florestas brasileiras guardam um número significativo de espécies que tem fins terapêuticos e medicinais. Neste contexto os Canteiros de Plantas Medicinais assumem um papel fundamental no auxílio do manejo das plantas contribuindo com estudos sobre a produção, a preservação do meio ambiente e do conhecimento e da tradição no uso popular das plantas. Objetivou-se implantar canteiros de plantas medicinais e realizar um estudo etnobotânico no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba, em Lagoa Seca/PB. O desenvolvimento do projeto baseou-se na implantação de canteiros para produção de plantas medicinais cultivadas de forma orgânica, a fim de difundir os princípios de uma agricultura sustentável e desenvolver uma ferramenta didática no Campus II da UEPB, que até então não possuía horta medicinal. Os estudantes demonstraram conhecimento e interesse em plantas medicinais. A implantação dos canteiros de plantas medicinais constitui-se num laboratório vivo para diferentes atividades didáticas, proporcionando variedades de plantas medicinais e contribuindo com a formação acadêmica dos estudantes
Descrição: JÚNIOR, A. R. de. L. Implantação de canteiros de plantas medicinais no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19166
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Alfredo Rosas de Lima Júnior_protected.pdfPDF - Alfredo Rosas de Lima Júnior.pdf2.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.