Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19167
Título: Utilização de armadilhas pet para o monitoramento de insetos voadores em viveiro de espécies florestais
Autor(es): Santos, Núbia Coeli
Palavras-chave: Garrafa
Monitoramento
Atrativos
Armadilhas
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: O monitoramento adequado de insetos em plantios florestais é um fator importante para a condução de um manejo de pragas visando ao seu controle. Este estudo teve como objetivo avaliar o uso de armadilhas de garrafa do tipo PET integrando atrativos alimentares para o monitoramento de insetos voadores em plantio de espécies florestais. O experimento foi instalado nas dependências do viveiro de produção de mudas localizado no campus II da Universidade Estadual da Paraíba. Foram testados como atrativos 3 sucos (T1- água + abacaxi; T2- água + acerola; T3- melancia) e 1 testemunha (água de abastecimento). Cada tratamento foi composto por 4 repetições, resultando em 16 unidades experimentais, sendo assim, instaladas, aleatoriamente, e conduzidas por 15 dias em canteiros de espécies florestais. Nas armadilhas foram feitas duas aberturas, uma sobre a outra, medindo 5x4cm, com distância uma da outra, de 3cm. Foram coletados 2.573 indivíduos em 5 ordens classificadas. As armadilhas que capturaram a maior quantidade de insetos foram as que portavam suco de melancia e abacaxi, a que menos capturou foi a com suco de acerola. Os resultados mostraram que a armadilha é funcional para a captura de insetos voadores, porém são estimulados mais estudos para comprovação de eficiência e eficácia
Descrição: SANTOS, N. C. Utilização de armadilhas pet para o monitoramento de insetos voadores em viveiro de espécies florestais. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19167
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Núbia Coeli Santos_protected.pdfPDF - Núbia Coeli Santos.pdf712.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.