Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19172
Título: O feijãozinho surdo e suas contribuições para a desmistificação da língua de sinais, e da cultura surda como marco cultural e identitário para o povo surdo
Autor(es): Lima, Gilka Costa de
Palavras-chave: Literatura surda
Língua de sinais
Artefatos culturais do povo surdo
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo tem como objetivo enfatizar importância que a Literatura surda suscita na vida do sujeito surdo, como também analisar, como a existência da mesma auxilia no desenvolvimento social e cultural da comunidade surda. A referida pesquisa possui um cunho de referência bibliográfica, de pesquisa exploratória e descritiva, onde dispõe de um caráter qualitativo, proporcionando melhor familiaridade com o assunto abordado. Dessa forma fundamentamos este estudo com base nas teorias de vários autores que abordam essa mesma temática, como: Fernandes (2003), Coelho (1987), Karnopp (2010), Strobel (2009), Quadros (2006) entre outros. Assim, como resultado obtidos percebemos que tanto a literatura surda como a língua de sinais são artefatos importantíssimos de representação da identidade e cultura surda. Resultando assim na conclusão, de que todos os aspectos que foram indagados e analisados nesta pesquisa enfatizaram a importância da literatura surda enquanto artefato cultural pertencente ao povo surdo.
Descrição: LIMA, G. C. de. O feijãozinho surdo e suas contribuições para a desmistificação da língua de sinais, e da cultura surda como marco cultural e identitário para o povo surdo. 2018. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19172
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilka Costa de Lima.pdfPDF - Gilka Costa de Lima5.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.