Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19176
Título: Potencialidades turísticas do município da Baía da Traição-PB: uma alternativa para geração de emprego e renda
Autor(es): Tavares, Aline Dantas
Palavras-chave: Turismo
Recursos naturais
Desenvolvimento
Data do documento: 2016
Resumo: O turismo compreende as atividades realizadas pelas pessoas durante as viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual por um determinado período, com finalidade de lazer, negócios entre outros. No litoral brasileiro é instrumento usado como estratégia turística na perspectiva do desenvolvimento. O desenvolvimento sustentável em pequenas comunidades. No caso de Baía da Traição-PB, visa-se buscar a integração entre o uso turístico, preservação do meio ambiente e melhoria das condições de vida e geração de emprego e renda. No entanto, esse conceito ainda não foi incorporado ás políticas e práticas do planejamento territorial do turismo a nível local. A sustentabilidade não passa de retórica e torna-se importante discutir e propor novas formas concretas de se promover um turismo sustentável, viável economicamente e justo socialmente, onde se tem como suporte a dinâmica local e o planejamento participativo na busca de soluções de âmbito regional, utilizando-se as potencialidades das culturas especificas, considerando a identidade cultural e o modo de vida, assim como a participação nos processos decisórios e na formulação e gestão de programas e planos de desenvolvimentos turísticos. A pesquisa objetiva levantar as potencialidades turísticas do município da Baía da Traição-PB. A metodologia utilizada na pesquisa bibliográfica com aplicação de questionário semiestruturado com base em Albuquerque et al. (2010). Esta pesquisa compõe um conjunto de informações referentes à aos aspectos socioeconômicos do município onde se destacam os aspectos históricos, físicos, ambientais, demográficos e da infraestrutura municipal. A partir de dados secundários, levantamento e pesquisa de campo, assim como também informes sobre as potencialidades turísticas e seu principal vetor de expansão da socioeconômica, para poder ser uma base correta para o desenvolvimento sustentável na geração de emprego e renda local, justa e equilibrada nas comunidades. Portanto, é necessária uma integração entre a disponibilidade de bens e serviços nas perspectivas de consolidar uma nova imagem turística, que poderá ser essencial para o desenvolvimento do turismo no município.
Descrição: TAVARES, A. D. Potencialidades turísticas do município da Baía da Traição-PB: uma alternativa para geração de emprego e renda. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19176
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Dantas Tavares.pdfPDF - Aline Dantas Tavares4.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.