Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19187
Título: Memórias das práticas de produção agrícola e de hábitos alimentares por idosos/as da UAMA/ Campus II
Autor(es): Souza, Maria Joellen Alves de
Palavras-chave: História Oral
Práticas agrícolas
Alimentação
Data do documento: 17-Out-2016
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa foi resgatar práticas de produção agrícola e consumo de alimentos através da memória de idosos, da Universidade Aberta à Maturidade, do Campus II da UEPB. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, utilizando a História Oral e a Análise de Discurso como metodologia de coleta e análise dos dados. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira, foram realizadas rodas de conversa com todos/as os/as idosos/as que frequentaram a UAMA, no Campus II. Esta etapa foi realizada durante o mês de fevereiro a março de 2016, com o intuito de promover as trocas intergeracionais de saberes e identificar as pessoas chaves para as entrevistas. Na segunda etapa, foram realizadas as entrevistas com cinco idosos que foram escolhidos através das rodas de conversa entre julho e agosto de 2016, em visita às propriedades dos/as idosos/as. Sr. Gil e D. Fatima falaram sobre a história da sua propriedade, sobre suas lembranças de infância, principalmente sobre o que comiam. Dona Maria, aos seus 92 anos de idade, falou acerca das lembranças da agricultura do tempo de seus pais, ela contou que seu pai plantava de tudo. As práticas agrícolas utilizadas pela família do Sr. Luiz e Dona Catarina continuam as mesmas de antigamente, usam a agricultura alternativa e ainda utilizam cultivador e enxada. Sr. Luiz conta que antigamente a alimentação era pouca, não a variedade, mas a quantidade, e a alimentação frequente eram feijão e milho. A presente pesquisa construiu um acervo sobre história de vida, saberes e sabores de um povo que passou por muitas dificuldades e também por muitas alegrias com a agricultara de antes, os/as idosos/as da UAMA. Percebe-se também que a UAMA foi extremamente importante em suas vidas. É importante salientar que os/as idosos/as, independente de terem nascido numa época totalmente diferente da atual, possuem conhecimentos muito vastos tanto da agricultura como também sobre outros temas
Descrição: SOUZA, M. J. A. Memórias das práticas de produção agrícola e de hábitos alimentares por idosos/as da UAMA/ Campus II. 2016. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19187
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Joellen Alves de Souza_protected.pdfPDF - Maria Joellen Alves de Souza .pdf1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.