Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19188
Título: Produção de fabaceas para adubação verde no município de Lagoa Seca-PB
Autor(es): Junior, João Batista Tavares
Palavras-chave: Leguminosas
Biomassa
Manejo do solo
Data do documento: 5-Out-2016
Resumo: A preservação de áreas agrícolas tem conduzido à necessidade de práticas de adição de matéria orgânica ao solo. Neste contexto, a adubação verde torna-se muito importante para a melhoria destas áreas, visto que aumenta o teor de matéria orgânica e a disponibilidade de nutrientes às plantas. Objetivou-se avaliar a produção de biomassa em algumas espécies da família Fabaceae e sua adaptação no agreste paraibano. O trabalho foi conduzido no Campus II da Universidade Estadual da Paraíba, na cidade de Lagoa Seca-PB. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com 10 tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos foram: MP: Mucuna preta; FP: Feijão de porco; CO: Crotalaria ochroleuca; CJ: Crotalaria juncea; CJ+MP: Crotalaria juncea consorciada com mucuna preta; MP+CJ: Mucuna preta consorciada com Crotalaria juncea; CJ+FP: Crotalaria juncea consorciada com feijão de porco; FP+CJ: Feijão de porco consorciado com Crotalaria juncea; CJ+CO: Crotalaria juncea consorciada com Crotalária ochroleuca e, CO+CJ: Crotalaria ochroleuca consorciada com Crotalaria juncea. Realizaram-se duas coletas do material vegetal (30 e 60 dias após o plantio) para avaliação da produção de massa fresca e seca das folhas, caule e raiz, além do número de folhas e massa fresca total. O feijão de porco solteiro, assim como a crotalária juncea solteira e/ou consorciada com as demais fabaceas, apresenta grande adaptação para produção de adubos verdes nas condições do agreste paraibano
Descrição: JUNIOR, J. B. T. Produção de fabaceas para adubação verde no município de Lagoa Seca-PB. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19188
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Batista Tavares Junior_protected.pdfPDF - João Batista Tavares Junior .pdf770.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.