Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1919
Título: O problema da consciência na perspectiva de John Searle
Autor(es): Santos, Adriana Martins dos
Palavras-chave: Consciência Mental
Inteligência Artificial
Subjetividade
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: A filosofia da mente tem se ocupado, nas últimas décadas, em resgatar a investigação sobre a consciência, tendo em vista que esta foi, por muito tempo, negligenciada pelos estudiosos da mente, que, por sua vez, encontravam dificuldades em conciliar os métodos objetivos da ciência com a subjetividade dos estados mentais. Neste sentido, o crescente interesse pelo estudo da consciência é evidenciado pelos avanços no campo da neurociência e também pelos estudos sobre inteligência artificial; contudo, os métodos epistêmicos utilizados ainda têm dificuldades em contemplar as características intrínsecas da consciência, como a intencionalidade, a qualidade e a unidade, que possuem um estatuto ontológico subjetivo na concepção de consciência defendida por John Searle. Ao considerar a consciência como o fenômeno mental central, Searle sugere uma séria revisão dos pressupostos da tradição materialista acerca do problema mente-corpo, de modo que se possa conciliar o estudo cientifico da consciência com o seu caráter ontologicamente subjetivo e irredutível. Este artigo tem, portanto, o objetivo de apresentar a noção de consciência na visão do filósofo John Searle.
Descrição: Santos, A. M. dos. O problema da consciência na perspectiva de John Searle. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1919
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adriana Martins dos Santos.pdfAdriana Martins dos Santos198.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.