Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19190
Título: Áreas de preservação permanente e condições de vida no assentamento Pequeno Richard (estudo de caso)
Autor(es): Leite, Saulo Ferreira
Palavras-chave: Diagnóstico participativo
Reforma agrária
Meio ambiente
Data do documento: 10-Mar-2016
Resumo: A preservação de APP e RL corroboram na manutenção e equilíbrio do ecossistema, assim como a valorização dos seus principais beneficiários, agricultores (as) campesinos (as). O estudo objetivou-se avaliar de forma pontual os resultados da Politica Nacional de Reforma Agrária em Campina Grande, PB, foi realizado um diagnóstico participativo sobre o estado das áreas de preservação permanente (APPs) do Assentamento Pequeno Richard, verificando-se as principais espécies arbóreas existentes nessas áreas. Observaram-se, também, as condições de vida existente no assentamento e a relação dos assentados comas questões ambientais. Observou-se que não existe agricultura e o solo está coberto por vegetação arbórea e arbustiva típica da caatinga em praticamente 100% das APPs. Além disso, as áreas de reserva legal também vêm sendo mantidas em conformidade com a legislação vigente. Verificou-se que a Algaroba (Prosopis juliflora) é a espécie arbórea que existe em maior percentual, principalmente, nas áreas mais próximas aos cursos de água. Os assentados não têm realizado ações que provoquem significativos impactos ao meio ambiente. As maiores dificuldade dos assentados em termos de desenvolvimento econômico têm ocorrido devido: condições de extrema aridez da região e o baixo nível de empoderamento em relação às tecnologias de convivência com semiárido. Em termos sociais os maiores graus de deterioração são observados nos itens escolaridade, água e alimento, fatores essencias para sobrevivência das famílias.Existem falhas na implantação de projetos arquitetônicos e de engenharia das moradias do assentamento, principalmente no que se refere às questões estruturais e ao conforto térmico
Descrição: LEITE, S. F. Áreas de preservação permanente e condições de vida no assentamento Pequeno Richard (estudo de caso). 2016. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação, Especialização em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19190
Aparece nas coleções:II - EA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Saulo Ferreira Leite_protected.pdfPDF - Saulo Ferreira Leite. pdf1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.