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Título: Projeto político-pedagógico da escola municipal Santa Lúcia-Araçagi-PB: sua (re) construção na perspectiva da educação do campo
Autor(es): Silva, Geralda Francisca da
Palavras-chave: Currículo
Movimentos Sociais
Escola
Data do documento: 4-Mar-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Santa Lúcia, localizada na fazenda Santa Lúcia, localizada próximo ao Assentamento Santa Lúcia, no município de Araçagi-PB. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar o processo de (re) construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola Municipal Santa Lúcia na perspectiva da Educação do Campo. Os objetivos específicos foram: mobilizar a comunidade escolar para participar da (re) construção do PPP da Escola Municipal Santa Lúcia; descrever o processo democrático de (re) construção do PPP da Escola Municipal Santa Lúcia; realizar um trabalho de intervenção e conhecer as atividades desenvolvidas na escola após sua realização; e identificar as contribuições que o trabalho de intervenção trouxe a partir da (re) construção do PPP na perspectiva da Educação do Campo. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida através de análise de documentos, observação participante, entrevistas semiestruturadas, visitas de campo, reuniões com o corpo docente da escola. O registro fotográfico, gravador e o caderno de campo foram utilizados como forma de registro dos dados e anotações. O presente estudo está embasado teoricamente em obras de autores como Rodrigues (1993), Paiva (2003), Veiga (2003), Caldart (2004), Marinho (2008), Araújo e Silva (2011), Saviani (2013), Batista (2014), entre outros. O trabalho está estruturado em quatro capítulos, e compreende desde o campo de pesquisa aonde a mesma foi realizada, a história da Educação do Campo no Brasil, a caracterização da Escola Municipal Santa Lúcia, focando sua história e seus os aspectos administrativos e pedagógicos, as concepções de PPP, sua importância para a escola, o processo de (re) construção e as atividades desenvolvidas no decorrer da pesquisa na instituição. Os resultados obtidos revelam que a instituição já tinha o PPP, porém o mesmo não tinha muito detalhe sobre a Instituição, metas, objetivos, não havia relação com a Educação do Campo. Os educadores já tinham ouvido falar em Educação do Campo, mas não tinham muito conhecimento, pois o município não desenvolve formação continuada para educadores na perspectiva da Educação do Campo; A partir do trabalho, eles tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre a mesma. A (re) construção do PPP na perspectiva da Educação do Campo foi um passo importante na história da educação do município, pois tem várias instituições localizadas no campo, mas a Escola Municipal Santa Lúcia é a única que conseguiu elaborar sua proposta com princípios da Educação do Campo
Descrição: SILVA, G. F. da. 2016. 82f. Projeto político-pedagógico da escola municipal Santa Lúcia-Araçagi-PB: sua (re) construção na perspectiva da educação do campo. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação, Especialização em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19194
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