Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19196
Título: Circuito RLC: uma abordagem de circuitos de baixa frequência
Autor(es): Brito, Emerson Paes de
Palavras-chave: Circuito RLC
Corrente alternada
Baixa frequência
Data do documento: 16-Ago-2018
Resumo: Este trabalho traz uma discussão acerca do comportamento do circuito RLC, ou seja, um tipo especial de circuito que contém três elementos em série ou em paralelo, são eles um resistor R, um indutor L e um capacitor C, fazendo uma abordagem sobre seu funcionamento em baixas freqüências em aparelhos de rádio, televisores, entre outros. Para isso, mostramos alguns caminhos matemáticos que possibilitam esclarecer como se comporta algumas grandezas, tais como a reatância e a impedância, onde a reatância é o impedimento que ocorre naturalmente a variação de corrente elétrica e tensão no indutor ou capacitor de um sistema elétrico, a impedância é uma espécie de resistência disfarçada no circuito RLC, onde seu valor é determinado através dos valores da resistência, indutor e capacitor. Para a realização deste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, na qual foram feitos estudos sobre o comportamento de alguns tipos de associações de circuitos elétricos, tais como, o resistivo, capacitivo e indutivo, desenvolvendo, portanto, as equações que permitem determinar a carga e corrente que percorre tais sistemas. Com esse trabalho percebi a necessidade de conhecer o circuito RLC para sua aplicação em instrumentos eletrônicos, bem como, estudar sistemas mecânicos e oscilantes físicos e utilizar essa mecânica matemática para os circuitos elétricos que possibilitam valorizar o conhecimento sobre as ferramentas do eletromagnetismo na nossa contemporânea sociedade. Assim, encontrar a carga, corrente, reatância e impedância, são grandezas fundamentais que nos fazem compreender a natureza do circuito RLC, também, a potência, fator de qualidade e ressonância.
Descrição: BRITO, E. P. Circuito RLC: uma abordagem de circuitos de baixa frequência. 2018. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19196
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emerson Paes de Brito.pdf9.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.