Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19200
Título: Matemática e as profissões: possibilidade de contextualizar o ensino no cotidiano com os alunos do ensino médio
Autor(es): Oliveira, Annykelly da Silva
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Ensino Médio
Matemática do cotidiano
Data do documento: 26-Out-2017
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de mostrar a relação da Matemática do dia-a-dia dos alunos com a Matemática que se aprende na escola, relacionando problemas matemáticos contextualizados com o cotidiano, visando aprimorar seus conhecimentos e fazendo com o que o aluno tenha mais interesse nas aulas de Matemática, levando-o a uma boa aprendizagem. A pesquisa foi realizada em uma escola pública estadual na cidade de Cajazeirinhas-PB, com alunos do Ensino Médio. Teve como base da pesquisa o teste de sondagem, a qual foi entregue um questionário ao professor da turma e outro para os alunos, que diante as respostas do professor e dos alunos preparamos uma intervenção por meio de uma aula expositiva e dialogada com aplicação de uma atividade no final da aula, para saber se os alunos conseguiram assimilar o que foi explicado. A Pesquisa caracteriza-se como pesquisa qualitativa na modalidade pesquisa-ação. Diante o teste de sondagem, podemos constatar que alguns alunos não conseguem relacionar a Matemática com o seu cotidiano e as profissões. A partir desta pesquisa possibilitamos aos alunos uma aprendizagem a partir de uma intervenção, a qual os alunos mostraram interesse e motivados pela forma de como o conteúdo pode ser contextualizados com as profissões.
Descrição: OLIVEIRA, A. S. Matemática e as profissões: possibilidade de contextualizar o ensino no cotidiano com os alunos do ensino médio. 2017. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19200
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Annykelly da Silva Oliveira.pdf6.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.