Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19202
Título: Introdução às Equações Diofantinas e aplicações
Autor(es): Ferreira Júnior, Geovane de Souza
Palavras-chave: Equações Diofantinas
Equações de Pell
Teoria dos números
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: Na Matemática, quando nos deparamos com uma equação, algumas perguntas surgem naturalmente, por exemplo: a equação tem solução? Em caso afirmativo, quantas? Ou como encontrá-las? Perguntas como essas são muito frequentes no estudo das equações diofantinas, e, nesta monografia, tenta-se responder a estas questões. Essas equações são objetos matemáticos estudados na Teoria dos Números. Este tipo de equação algébrica é da forma polinomial em que suas variáveis, bem como, os coeficientes têm valores no conjunto dos números inteiros. Nesta perspectiva, o objetivo principal deste trabalho é mostrar de forma clara a caracterização das infinitas soluções e aplicações das equações diofantinas mais conhecidas, a saber, as lineares com duas incógnitas e as clássicas equações Pitagórica e de Pell. A metodologia aplicada nesta pesquisa consiste em uma revisão da literatura matemática vinculada a esses problemas.
Descrição: FERREIRA JUNIOR, G. S. Introdução às Equações Diofantinas e aplicações. 2017. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19202
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geovane de Souza Ferreira Júnior.pdf6.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.