Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19203
Título: | Estágio Supervisionado: percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura da UEPB Campus VII |
Autor(es): | Mota, Ian Ribeiro de Lucena |
Palavras-chave: | Estágio Supervisionado Formação do Professor Prática de ensino |
Data do documento: | 13-Dez-2017 |
Resumo: | O presente projeto aponta a importância do Estágio na formação dos licenciando, em uma abordagem reflexiva sobre as didáticas desenvolvida na parte da observação, e da regência, com o intuito de compreender a necessidade dos estágios Supervisionados nos cursos de licenciatura, onde estas disciplinas podem vim a ser um processo na qual o discente abranja como desenvolver e colocar em prática as didáticas aprendida através de uma série de teorias desenvolvidas na graduação, de modo que possam relacionar essas metodologias com os conceitos abordados pela instituição a qual está estagiando, para que ao fim desenvolvam um entendimento sobre o campo educacional , e também a compreensão sobre o papel do professor em todo esse contexto, e assim abrange o conhecimento sobre o magistério. O trabalho decorre sobre os preceitos de Scalabri e Molinari (2007) para falar da importância do estágio, com Pimenta (2013) e Romani (2010) que contextualizam a importância das relações entre teoria e prática, e para desenvolver a relevância das disciplinas na formação do professor tem-se fundamentos em Imbernón, Bartolome, Flecha (2000), e para a compreensão sobre experiências, metodologias de ensino e a reflexão sobre a prática através do estágio segue-se conceitos de Vilela (2000), Franco (2002, p.32). A pesquisa desse trabalho foi realizada na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) campo VII em Patos, a pesquisa e do tipo qualitativa e quantitativa na modalidade descritiva e foi realizada através de um questionário para 52 discentes dos cursos de licenciatura, matriculada nas disciplinas, Diante de tudo apresentado, espera-se que este projeto possa induzir a reflexão acerca das práticas e das teorias trabalhados nos estágios, além de também fazem mais uma reflexão sobre o que pode ser transformado nos licenciados em quanto futuros professores, para que o ensino favoreça realmente o que é necessário, que é a aprendizagem. |
Descrição: | MOTA, I. R. L. Estágio Supervisionado: percepção dos estudantes dos cursos de licenciatura da UEPB Campus VII. 2017. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19203 |
Aparece nas coleções: | 84 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ian Ribeiro de Lucena Mota.pdf | 9.99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.