Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19206
Título: Margarida de Navarra: uma mulher "Avant la lettre"
Autor(es): Santos, Aline dos
Palavras-chave: Margarida Navarra
Mulher
Escrita feminina
Data do documento: 2018
Resumo: Da idade média ao mundo contemporâneo aconteceram vários fatos históricos que, dificilmente, as mulheres são citadas ou são, simplesmente, mencionadas como personagens secundários. O sexo masculino sempre receberam os louvores da história, pois as lutas das mulheres que sobreviveram e conquistaram direitos em uma sociedade, na qual não é vista, deve ser algo a ser discutido e relembrado. Buscaremos analisar a escrita literária feminina na obra de Margarida Navarra. Com a finalidade de contextualizar o movimento feminino na época da idade através da escrita feminina e, ao mesmo tempo, contextualizar o papel da mulher na sociedade. A abordagem que supõe a crítica feminina sobre a perspectiva de Maria Ozana Zolin (2005), enquanto para aspectos sócias na idade média Rute Silviano de Almeida (2010). Relacionar obra a escrita feminina com base nos estudos de Lucia Castelo Branco (1991). A análise mostrou que Na décima primeira novela, mostra o medo ardente de a mulher manter-se honrada perante uma sociedade, pois para evitar uma circunstância gritou desesperadamente, e acabou exposta a todos em situação humilhante na presença daqueles que tanto apavorava, eram os homens.
Descrição: SANTOS, A. dos. Margarida de Navarra: uma mulher "Avant la lettre". 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19206
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline dos Santos.pdfPDF - Aline dos Santos2.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.