Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPaiva, Riziany Oliveira Padilha de-
dc.date.accessioned2019-04-23T13:45:48Z-
dc.date.available2019-04-23T13:45:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.otherCDD 418-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19207-
dc.descriptionPAIVA, R. O. P. de. Análise linguística no livro didático de português: reflexões sobre a língua em uso. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo tem como foco principal discutir sobre o ensino de gramática nas perspectivas tradicional e reflexiva, e traz como objetivo geral investigar como os livros didáticos de português estão propondo o ensino de língua em suas atividades. Tal objetivo corresponde a principal inquietação que move todo o desenvolvimento desse trabalho: “De que forma os livros didáticos têm sugerido a abordagem gramatical? De forma ainda tradicional, ou de forma contextualizada e que estimule o aluno a refletir sobre o sistema linguístico?”. Para tanto, iremos discorrer sobre os tipos de gramática, bem como seus conceitos e apontar a diferença entre as abordagens normativa e de análise linguística, bem como as consequências de ambas para o ensino- aprendizagem da língua. Para embasamento das referidas discussões, recorremos às contribuições teóricas dos seguintes autores: Geraldi (2008), Travaglia (2009) e Bezerra & Reinaldo (2013), Antunes (2007; 2010); PCN (1998), dentre outros. Sendo de natureza qualitativa−interpretativista, nossa pesquisa trará ao final das discussões, uma análise feita a partir de duas atividades presentes em um livro didático direcionado ao 6º ano do ensino fundamental. A finalidade de tal análise foi identificar a que tendência de ensino (tradicional, conciliadora ou inovadora), essas atividades estão ligadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Karla Valéria Araújo Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de gramáticapt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAnálise linguística no livro didático de português: reflexões sobre a língua em usopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Riziany Oliveira Padilha de Paiva.pdfPDF - Riziany Oliveira Padilha de Paiva3.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.