Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19211
Título: O discurso de ódio é mesmo a salvação de um país?
Autor(es): Benício, Maurício de Lima
Palavras-chave: Melusina
Papel simbológico
Imaginário
Data do documento: 2018
Resumo: Há séculos, a literatura tem sido uma tentativa de resgatar as raízes humanas, fato que ganha relevância, especialmente, com o surgimento da lenda, dessa forma, várias das experiências humanas trágicas, dolorosas e sofridas já foram transformadas em expressões literárias. O poder das palavras manifesta-se, assim, na literatura, pois a mesma nos ajuda a organizar a nossa subjetividade, embora essa continue sempre indecifrável. Nessa linha de raciocínio, propomos neste monografia de conclusão de curso, interpretar a simbologia presente na obra Melusina: dama dos mil prodígios (2000), da escritora brasileira Ana Maria Machado demonstraremos o papel do simbólico no texto objeto desta pesquisa e sua função na narrativa. Para tanto, nossa fundamentação teórica baseia-se Le Goff (1980; 1999; 2011; 2013). Enquanto para os aspectos do imaginário simbólico Laplatine e Trindade (1997), Chevalier e Gheerbrant (2009), Cirlot (2005), Jung (2000), Bacherlard (2003). A análise mostra que na narrativa de Ana Maria Machado, Melusina não representa o autêntico estereótipo do feminino a todo o momento assume o papel de passividade aos desejos do masculino, sendo sempre dominada pelo homem. Pelo contrário, é ela quem manda e direciona tudo, além do mais, interfere nas decisões de seu esposo, convencendo-o de que se ele sempre ouvi-la permanecerá saindo-se bem nas diversas situações.
Descrição: BENÍCIO, M. de L. O discurso de ódio é mesmo a salvação de um país?. 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19211
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maurílio de Lima Benício.pdfPDF - Maurílio de Lima Benício4.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.