Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19215
Título: A estética da recepção na obra Emma: da literatura ao cinema
Autor(es): Melo, Bruna Sousa de
Palavras-chave: Literatura comparada
Estética da recepção
Emma
Data do documento: 2018
Resumo: Na literatura comparada podem ocorrer diferentes estudos voltados à análise acerca da obra literária e seu diálogo com outras artes, como o cinema, uma de suas mais profícuas fontes de comparação. Sabe-se que em sua jornada ao longo do tempo, o cinema utiliza-se da literatura na maioria de suas narrativas para trazer à tona obras esquecidas por gerações ou outras muito populares entre o público legende (sejam obras consideradas canônicas ou não), assim essas duas artes estão em completa partilha de ideias. É então que se faz necessário um estudo sobre como é recebido esses filmes, produtos do cinema, que são adaptações de romances, frutos da literatura, usando dessa forma a Estética da recepção, uma linha de estudo da literatura comparada, de acordo com as considerações de Costa (2011), Gomes (2005), Nascimento (2013) e outros. O objetivo deste trabalho é analisar as obras As patricinhas de Beverly Hills (1995) e Emma (1815), sob a perspectiva das três últimas teses formuladas por Hans Robert Jauss (1994), o precursor da Estética da recepção. Dessa forma, mostrando que é de grande relevância para o meio acadêmico e para a sociedade trabalhar a Estética da recepção tanto na literatura quanto no cinema, pois para alguém que não teve contato com um determinado livro, inicialmente, mas assistiu a uma de suas adaptações para o cinema, sente desejo de ler o livro que inspirou o filme, para, a partir dele, formar opiniões sobre essas duas artes e o que permeia entre elas.
Descrição: MELO, B. S. de. A estética da recepção na obra Emma: da literatura ao cinema. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19215
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Sousa de Melo.pdfPDF - Bruna Sousa de Melo4.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.