Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19220
Título: Indicadores para a avaliação da qualidade de software educacional
Autor(es): Almeida, André
Palavras-chave: Indicadores de qualidade
Qualidade de software
Software educacional
Data do documento: 21-Fev-2019
Resumo: Os profissionais da área de educação possuem desafios diários na função que desempenham. Nos últimos anos, dentre os desafios existentes, um tem chamado a atenção e está relacionado ao uso de softwares educacionais no auxílio do processo de ensino e aprendizagem, em sala de aula e fora dela. A seleção de um software educacional adequado traz benefícios para todas as partes envolvidas, mas nem sempre acontece, o que causa frustração e desinteresse no uso desses softwares por parte do professor e do aluno. Percebe-se também que, tão importante quanto à seleção de softwares educacionais, é a avaliação da aprendizagem que eles proporcionam, onde se observa como o software desperta o interesse do usuário, como o faz pensar, de que forma fornece conhecimento, analisando se esse conhecimento é válido ou não e outros fatores que acarretam no processo avaliativo. No entanto, percebe-se que diversos modelos de avaliação consideram apenas aspectos técnicos durante o processo, como por exemplo, confiabilidade, funcionalidade, segurança etc, advindos da norma ISO/IEC 9126 (ISO/IEC 9126, 2002), mas estes não avaliam de maneira suficiente os softwares educacionais, uma vez que é necessário incluir também aspectos educacionais relacionados ao público que irá utilizar os softwares. Tendo em vista tais fatores, esta pesquisa adotou como base o guia GDSM (Goal-Driven Software Measurement) para levantar indicadores para avaliação de software educacional, com o objetivo de complementar o processo Quali-EDU. O processo Quali-EDU apresenta um arcabouço para avaliação da qualidade de software educacional, no entanto não faz uso de métricas de avaliação que possam satisfazer aspectos implícitos e explícitos de um software educacional enquanto ainda em desenvolvimento, embora os resultados oriundos de uma avaliação a partir dele ofereçam suporte para softwares já concebidos. Como resultados deste trabalho ao aplicar o GDSM, no total, foram obtidos 40 indicadores para avaliar a qualidade de um software educacional. Destes indicadores, 26 tem o objetivo de avaliar os aspectos educacionais presentes no Software Educacional, 10 indicadores tem o objetivo de avaliar o software com relação ao seu Contexto Educacional e 4 indicadores tem o objetivo de avaliar o instrumento de avaliação proposto pelo QUALI-EDU (Questionário QUALI-EDU). Após a obtenção destes, foi realizada a aplicação na avaliação de dois softwares educacionais a fim de verificar a completude e corretude dos indicadores. Além disso, como forma de obter um feedback e produzir melhorias através de opiniões externas a equipe sobre os indicadores construídos, foi proposto uma guia para a avaliação dos indicadores por meio da técnica de grupo focal bem como a execução do mesmo. Por fim, com os resultados do grupo focal, os indicadores obtidos foram melhorados e aplicados na avaliação de outros softwares educacionais.
Descrição: ALMEIDA, A. Indicadores para a avaliação da qualidade de software educacional. 2019. 140f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19220
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - André Almeida.pdfPDF - André Almeida77.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.