Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19222
Título: Relato de experiência da prática pedagógica de ensino de Biologia
Autor(es): Araújo, Ilka Micheli Freitas
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Recursos didáticos
Script
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs
Data do documento: 21-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho refere-se a um relato de experiência das atividades vividas no estágio supervisionado do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba. Estão descritas todas as etapas de estudo do estágio, desde o planejamento das aulas até sua execução na Escola Cidade Integral Nenzinha Cunha Lima, conduzidas de forma inovadora e desafiadora. Utilizamos o script, uma ferramenta para planejamento da atividade docente como forma de inovar e associar a teoria com a prática. Os princípios teóricos estudados e trabalhados tanto com docentes em formação quanto com discentes da Educação Básica favoreceram a aplicação da ferramenta, demonstrando, dessa forma, o quanto é enriquecedor e importante a etapa de planejamento do Estágio Supervisionado na formação acadêmica e profissional do futuro docente. Além disso nos baseamos nos fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), associado à utilização do script para planejar e executar uma prática significativa para os alunos. Além disso, buscou-se enfatizar que o estágio supervisionado e formação docente são ferramentas necessárias ao bom desenvolvimento da prática do professor, bem como se deve valorizar os procedimentos que viabilizem essa prática, aliando os instrumentos e o conhecimento na atuação integrada às reais necessidades dos alunos.
Descrição: ARAÚJO, I. M. F. Relato de experiência da prática pedagógica de ensino de Biologia. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19222
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ilka Micheli Freitas Araújo.pdfPDF - Ilka Micheli Freitas Araújo18.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.