Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19226
Título: Estoque e composição da serapilheira acumulada em função da estrutura da vegetação de caatinga ao longo de um gradiente altitudinal
Autor(es): Almeida, Humberto Araújo de
Palavras-chave: Serra da Arara
Caatinga
Serapilheira
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: O presente estudo analisou o papel da estrutura da vegetação de Caatinga no acúmulo, composição e distribuição da serapilheira ao longo de um gradiente de altitude no semiárido do Brasil. Foram estabelecidas 50 unidades amostrais para análise da vegetação arbustiva- arbórea (100m² cada), e parcelas de 1m² dentro de cada parcela da vegetação para a amostragem da serapilheira. O material foi triado em frações de folha, galho, estruturas reprodutivas, miscelânea e restos animais e posteriormente pesados. A serapilheira acumulada estimada foi de 14.470 kg.ha^-1 , sendo composta principalmente por caules (45,2% do total). Foi verificada uma correlação positiva entre a serapilheira total e a altitude (rs=0,35; p=0,01), o que pode estar atrelado ao efeito conjunto de fatores abióticos e a estrutura da comunidade propiciando ambientes heterogêneos, os quais promovem variações na produção e qualidade da serapilheira ao longo do gradiente de altitude.
Descrição: ALMEIDA, H. A. de. Estoque e composição da serapilheira acumulada em função da estrutura da vegetação de caatinga ao longo de um gradiente altitudinal. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19226
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Humberto Araújo de Almeida.pdfPDF - Humberto Araújo de Almeida14.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.