Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19227
Título: Incidência de fatores de risco para hipertensão e diabetes: Um estudo em escolares na cidade de Campina Grande – PB
Autor(es): Silva, Priscilla Lígia Soares da
Palavras-chave: Hipertensão
Diabetes
Saúde pública
Estudantes
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: O Brasil passa por uma transição epidemiológica onde as doenças parasitárias e infectocontagiosas vão cedendo espaço para as enfermidades crônicas degenerativas. Nesse quadro a hipertensão e o diabetes se manifestam como fatores de risco importantes para o aumento da mortalidade brasileira. O modo de vida das pessoas vem se modificando a cada momento, onde a alimentação e falta de atividades física dentre outros fatores contribuem para essa realidade. Tais doenças se apresentam não só na população adulta, jovens e crianças também estão cada dia sendo vítimas dessas afecções. Diante desse panorama, é necessário se conhecer os fatores de risco presentes na faixa etária mais jovem para que se possam instituir medidas que possam minimizar os efeitos deletérios dessas afecções. Assim, foi realizada a presente pesquisa junto a crianças de duas escolas municipais da cidade de Campina Grande- PB no sentido de se conhecer a realidade dessa população quanto a presença de riscos de hipertensão e diabetes. Este estudo teve como objetivo identificar a presença de fatores de risco de hipertensão e diabetes em escolares da primeira fase do ensino fundamental. T ratou- se de uma pesquisa de campo de corte transversal, com caráter descritivo e quanti-qualitativo, constituída por 63 estudantes de ambos os sexos, com idade variando entre 8 e 12 anos. A coleta de dados foi feita na forma de entrevista, para aplicação do questionário, e verificações de medidas antropométricas. Os resultados apontaram que a amostra estudada, apesar de apresentar um elevado percentual do Índice de Massa Corpórea (IMC) classificado como adequado, apresentou fatores de risco significativos para o desenvolvimento de hipertensão e diabetes.
Descrição: SILVA, P. L. S. da. Incidência de fatores de risco para hipertensão e diabetes: Um estudo em escolares na cidade de Campina Grande – PB. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19227
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscilla Lígia Soares da Silva.pdfPDF - Priscilla Lígia Soares da Silva11.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.