Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19232
Título: Delineando uma prática inclusiva no ensino de fotossíntese para alunos cegos em uma escola pública no município de Boqueirão – PB
Autor(es): Lima, José Claudivan Cosme de
Palavras-chave: Educação inclusiva
Materiais adaptados
Didática acessível
Pessoa com deficiência
Data do documento: 6-Dez-2017
Resumo: Este pesquisa apresenta reflexões sobre a necessidade de uma formulação das aulas de Biologia voltada para a inclusão de alunos com cegueira que precisam de materiais didáticos especializados. O presente trabalho teve como objetivo mostrar o desenvolvimento de uma didática acessível para alunos cegos, com materiais didáticos acessíveis e de baixo custo. Para alcançar tais objetivos, foi ministradas aulas com o assunto de fotossíntese para avaliação elaboramos um questionário em Braille, para alunos de períodos diferentes, ou seja, manhã e tarde. Por meio da análise prévia e posterior a aplicação da atividade percebemos que o aprendizado por meio de assimilação prática entre o assunto proposto e os materiais didáticos confeccionados, possibilitou aos alunos, um aprendizado significativo de forma dinâmica. A oferta de aula adaptadas contribuem simultaneamente para o aprendizado de alunos com cegueira.
Descrição: LIMA, J. C. C. de. Delineando uma prática inclusiva no ensino de fotossíntese para alunos cegos em uma escola pública no município de Boqueirão – PB. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19232
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Claudivan Cosme de Lima.pdfPDF - José Claudivan Cosme de Lima18.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.