Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19233
Título: Prevalência de traumatismo dentário e fatores associados em adolescentes da rede pública de ensino do município de Campina Grande – PB
Autor(es): Duarte, Hemilliany Alencar
Palavras-chave: Traumatismo dentário
Saúde bucal
Adolescente
Data do documento: 15-Dez-2017
Resumo: O traumatismo dentário tem sido considerado um problema de saúde pública em todo o mundo, o que impacta negativamente na qualidade de vida e apresenta consequências para a saúde bucal que são observadas à longo prazo. A população que mais sofre com esse trauma são os adolescentes. Determinar a prevalência de traumatismos na dentição permanente de escolares com idades entre 14 e 16 anos, bem como avaliar associações existentes entre o tipo de lesão, o local onde ocorreu o fato e o sexo do adolescente acometido. Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em escolas estaduais do município de Campina Grande/PB. Participaram do estudo 580 adolescentes. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário semi estruturado, que abrangia questões relacionadas sobre a etiologia do traumatismo dentário e exame clínico, onde eram avaliadas as alterações nos tecidos moles, tecidos dentários e outras alterações. Os resultados deste estudo mostram uma prevalência de 12,9% de trauma dentário nos adolescentes entrevistados. A associação entre a ocorrência do trauma, as características sociodemográficas e o local onde ocorreu o fato não apresentaram resultados estatisticamente significativos. A maioria dos entrevistados tinha 16 anos de idade e era do sexo feminino. E o local de maior ocorrência de traumatismo dentário ocorreu na casa dos adolescentes. Há uma grande necessidade de implementar programas de educação e prevenção em saúde, com o intuito de evitar esse tipo de incidente e esclarecer às pessoas os cuidados necessários frente à ocorrência desses traumas.
Descrição: DUARTE, H. A. Prevalência de traumatismo dentário e fatores associados em adolescentes da rede pública de ensino do município de Campina Grande – PB. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19233
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hemilliany Alencar Duarte.pdfPDF - Hemilliany Alencar Duarte9.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.