Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19234
Título: Planejamento virtual e execução de cirurgia ortognática assistida pela tecnologia 3D e manufatura aditiva. Relato de caso
Autor(es): Azevêdo, Laís Fernanda Almeida Gomes de
Palavras-chave: Imagem tridimencional
Cirurgia ortognática
Diagnóstico por computador
Data do documento: 12-Dez-2017
Resumo: A cirurgia ortognática vem sendo amplamente impactada pela incorporação da tecnologia tridimensional, tanto no planejamento como na execução do tratamento. Atualmente, com o auxílio de exames tomográficos computadorizados e de softwares específicos que possibilitam unir exames fotográficos, tomografia computadorizada tanto de tecidos duros como moles e modelos virtuais das arcadas do paciente, pode-se prever, com bastante previsibilidade, a repercussão dos movimentos ósseos, realizados na cirurgia, sobre os tecidos moles. Essa evolução abriu uma importante janela no planejamento cirúrgico onde o paciente e a família conseguem inclusive participar das decisões cirúrgicas, adequando expectativas e minimizando frustrações no pós-operatório. Dessa forma, o método tradicional de planejamento cirúrgico vem sendo desafiado pelo método digital que tem apresentado grandes melhorias principalmente na previsibilidade e antecipação de dificuldades.
Descrição: AZEVÊDO, L. F. A. G. de. Planejamento virtual e execução de cirurgia ortognática assistida pela tecnologia 3D e manufatura aditiva. Relato de caso. 2017. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19234
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laís Fernanda Almeida Gomes de Azevêdo.pdfPDF - Laís Fernanda Almeida Gomes de Azevêdo6.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.