Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19236
Título: Avaliação da capacidade adsorvativa de esferas de quitosana em efluentes de indústria têxtil
Autor(es): Silva, Rogiane Suellen de Souza
Palavras-chave: Adsorção
Quitosana
Corantes têxteis
Tratamento de efluentes
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: A quitosana é um polissacarídeo natural e um dos mais abundantes, é derivado do processo de desacetilação da quitina, encontrado em exoesqueletos de crustáceos e insetos, a quitosana vem apresentando bons resultados, no entanto, a reticularão de sua estrutura com agentes químicos proporciona uma maior eficiência nos processos de adsorção para íons metálicos e corantes. O objetivo deste trabalho foi promover a reticulação química da estrutura da quitosana com o tripolifosfato de sódio (TPP) com a finalidade de obter um material de maior eficiência no processo de adsorção dos corantes têxteis. Inicialmente promoveu-se a modificação química da quitosana com o tripolifosfato de sódio, utilizando-se soluções da quitosana em ácido acético e do tropolifosfato em água, as esferas foram produzidas através de gotejamento. Verificou-se através da técnica de espectroscopia na região do infravermelho a confirmação da modificação na estrutura química do biopolimero, como também sua cristalinidade através dos difratogramas do pó. Em uma segunda etapa, realizou-se o estudo de adsorção dos corantes utilizando as esferas de quitosana/TPP com posterior análises no espectrofotômetro UV/Vis. Com o objetivo de aplicar um tratamento estatístico aos resultados esses ensaios foram realizados baseando-se no planejamento experimental 2^2 , tendo como variáveis: tempo de contato entre adsorvente/adsorbato e massa do material adsorvente entre adsorvente/adsorbato. Pode-se observar que dentro da faixa operacional estudada do tempo e da massa de adsorvente utilizados não apresentou efeito significativo no percentual de remoção do corante do efluente. Por outro lado, pode-se observar que o resultado do percentual de remoção aumenta com o aumento destas variáveis independentes em análise nesta faixa limite.
Descrição: SILVA, R. S. de S. Avaliação da capacidade adsorvativa de esferas de quitosana em efluentes de indústria têxtil. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19236
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rogiane Suellen de Souza Silva.pdfPDF - Rogiane Suellen de Souza Silva12.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.