Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19237
Título: Relação da disfunção temporomandibular com a postura corporal: Revisão integrativa
Autor(es): Santiago, Sheilla Darielly Severo
Palavras-chave: Disfunção da articulação temporomandibular
Articulação temporomandibular
Postura
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: O objetivo desse estudo foi identificar, através de uma revisão integrativa, a possível relação entre a Disfunção Temporomandibular e a postura corporal. Método: Foi realizada uma pesquisa nas bases de dados PubMed, LILACS e Scielo, utilizando os descritores: “síndrome da disfunção da articulação temporomandibular”, “postura” e “articulação temporomandibular”, nos idiomas português e inglês, utilizando o operador booleano “E” ou “AND”. Foram incluídos estudos com indivíduos adultos de ambos os gêneros, onde avaliaram qualquer relação entre as estruturas anatômicas que envolvessem postura corporal com a disfunção temporomandibular (DTM), no período de 2012 a 2017. Relatos de caso, revisões da literatura, estudos com crianças, teses e dissertações foram excluídos do estudo. Resultados: Foram encontrados 620 textos, e destes, 476 estudos eram datados de antes de 2012 e 17 não se encontravam nos idiomas definidos para esta revisão. Dos 127 trabalhos restantes, 113 foram excluídos por não estarem dentro do critério proposto, não disponibilizarem o texto completo ou serem repetidos, restando 14 artigos. Conclusão: Pode-se sugerir que existe uma correlação entre postura craniocervical e DTM, e que o tratamento da DTM pode causar efeitos positivos sobre a postura corporal. Entretanto, ainda há uma discordância entre os estudos no que diz respeito à relação ou não entre as DTMs e postura corporal. É necessário, dessa forma, mais investigação e aprimoramento dos estudos para que se chegue a uma conclusão mais sólida.
Descrição: SANTIAGO, S. D. S. Relação da disfunção temporomandibular com a postura corporal: Revisão integrativa. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19237
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheilla Darielly Severo Santiago.pdfPDF - Sheilla Darielly Severo Santiago8.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.