Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19238
Título: Toxina botulínica no tratamento das disfunções temporomandibulares e dor orofacial – Revisão integrativa
Autor(es): Silva, Elainy Mikaelly Rodrigues
Palavras-chave: Toxinas botulínicas
Disfunção da articulação temporomandibular
Dor orofacial
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Introdução: As disfunções temporomandibulares (DTM) são alterações que se manifestam clinicamente como diversos problemas envolvendo a musculatura mastigatória, as articulações temporomandibulares (ATMs) e/ou suas estruturas associadas. Objetivo: Revisar artigos científicos sobre a aplicação da toxina botulínica nas disfunções temporomandibulares e dor orofacial. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa de artigos nacionais e internacionais de trabalhos publicados nas bases de dados Medical Publications (PubMed), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para a busca dos artigos, foram utilizados os descritores: “toxinas botulínicas”, “síndrome da disfunção da articulação temporomandibular”, “articulação temporomandibular” e “dor facial”, nos idiomas português e inglês, presentes no Descritores em Ciências da Saúde, utilizando o operador booleano “E-AND”, dependendo do idioma utilizado. Foram incluídos artigos que abordassem o tema e publicados no período compreendido entre janeiro de 2013 e outubro de 2017. Os trabalhos que não estavam disponíveis na íntegra, revisões de literatura, dissertações e teses foram excluídos do estudo. Resultados: A busca resultou em 11 artigos (amostra) sobre o tema a ser revisado. Nos estudos analisados, verificou- se que o tratamento com a TBA não garante a resolução completa da dor miofascial, mas geralmente tem algum efeito benéfico na melhoria da sintomatologia dolorosa. Conclusão: A injeção de toxina botulínica do tipo A é uma opção de tratamento nas disfunções temporomandibulares, mas não deve ser considerado como uma opção de primeira escolha.
Descrição: SILVA, E. M. R. Toxina botulínica no tratamento das disfunções temporomandibulares e dor orofacial – Revisão integrativa. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19238
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elainy Mikaelly Rodrigues Silva.pdfPDF - Elainy Mikaelly Rodrigues Silva22.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.