Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1923
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Siqueira, Viviane da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:00:02Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:00:02Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1923 | - |
dc.description | Siqueira, V. da R. Alfabetização e letramento: analise de atividades propostas em livros digitais para surdos. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo teve como finalidade lançar um olhar sobre o material didático ―livros digitais‖ elaborado para auxiliar na alfabetização de crianças surdas.Tendo como objetivos analisar as atividades propostas de acordo com literaturas da área e com o que é proposto para o processo de alfabetização de crianças surdas, quais atividades contidas em livros didáticos digitais são mais apropriadas para esse processo , tendo em vista a inclusão destas pessoas nas salas de aulas do Ensino Regular Inclusivo,bem como,observar pontos positivos e negativos desses materiais para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças surdas na fase de alfabetização e letramento.Assim,comentamos um pouco sobre pessoa surda e surdez,a Língua Brasileira de sinais,Educação Inclusiva e a realidade educacional da pessoa surda,as correntes filosóficas da educação de surdos,a alfabetização e o letramento de crianças surdas,os livros digitais para surdos e por fim, apresentamos o estudo analítico sobre as propostas de atividades contidas nos livros digitais enviados para as escolas públicas que tem alunos surdos e apresentamos dicas de atividades apropriadas para surdos em processo de alfabetização e letramento . A metodologia partiu de uma pesquisa bibliográfica,baseada na visão de alguns autores que enveredam pela área de educação de surdos e que contribuíram teoricamente, com as descobertas e reflexões estabelecidas ao longo da elaboração desse trabalho.Os resultados obtidos através dessa pesquisa revelou que o material analisado é muito bom e está de acordo com a proposta de alfabetização e letramento das crianças surdas pautadas no Bilinguismo,mas ainda é necessário que haja preparação dos professores para o uso desse material como também disponibilizar um espaço adequado com computadores para esse fim. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Christinne Ferreira Silva Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Especial | pt_BR |
dc.subject | Deficiência Auditiva | pt_BR |
dc.subject | Surdo | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento: analise de atividades propostas em livros digitais para surdos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Viviane da Rocha Siqueira.pdf | Viviane da Rocha Siqueira | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.