Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1924
Título: A necessidade de práticas lúdicas nas salas infantis
Autor(es): Silva, Lidia Veronica
Palavras-chave: Educação Infantil
Atividade Lúdica
Sala de Aula
Data do documento: 20-Set-2013
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar a importância do Lúdico, bem como investigar como vem sendo vivenciado nas salas de aula infantis. Através da observação in loco, na Creche Estadual e na escola da rede particular, procuramos ver como esse importante recurso ao desenvolvimento infantil vem sendo trabalhado no dia a dia dos atuantes da educação de crianças de 0 a cinco anos, fazendo um breve comparativo entre a Rede Pública e a Rede Privada. Sabendo da importância de práticas que envolvem os jogos, as brincadeiras, o faz de conta e o brinquedo na Educação Infantil, é importante observar qual o espaço dado a esses momentos de aprendizagem e desenvolvimento nas referidas salas, seja pública ou privada. Ou seja, sobre a prática direcionada pela ludicidade. Como suporte teórico, fizemos uso de discursos, de concepções e práticas correntes de conceituados estudiosos, como: Rego (1995); Redin (1998); Santos (2001; 2006); Maluf (2003; 2007) entre outros, e o documento RCNEI (BRASIL, 1998) e a LDB (BRASIL, 1996), que contribuíram para certificar nossas concepções acerca do tema, refletindo sobre como proporcionar um aprendizado prazeroso a crianças de zero a cinco anos, como também, o caminho a ser trilhado para uma educação de qualidade, que vise à criança, como centro desse processo. Enfim, compreender a ludicidade como uma linguagem particular e como espaço de aprendizagem prazerosa para o professor é ponto de partida, para uma prática fundamental no desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança, ou seja, a escolha da sua brincadeira, brincar com seus pares e saber diferenciar a afirmação do seu eu no ato de brincar. E, trazendo para a minha vivência como professora regente, esse estudo favoreceu um leque de aprendizagem, no qual o conhecimento através da teoria articulado à prática fortalece e enriquece nosso fazer pedagógico através da ludicidade. Realizada no período de 28 de maio a 04 de junho de 2010.
Descrição: Silva, L. V. A necessidade de práticas lúdicas nas salas infantis. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1924
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lídia Veronica Silva.pdfLídia Veronica Silva493 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.