Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19240
Título: Monitoramento da Política Nacional de Saúde Bucal – Um estudo de série temporal da avaliação do acesso ao serviço de saúde bucal em Campina Grande – PB
Autor(es): Lima, Thaynná Barboza Bezerra de
Palavras-chave: Estratégia Saúde da Família
Saúde bucal
Acesso aos Serviços de Saúde
Serviços odontológicos
Data do documento: 18-Dez-2017
Resumo: No Brasil, atualmente, um desafio está posto para se alcançar, de fato, a consolidação do modelo de atenção que amplie o acesso da população às ações de Saúde Bucal. Soluções têm sido buscadas para a resolução dos problemas relacionados ao acesso, avaliação da efetividade da atenção prestada e identificação do impacto das ações sob os níveis de saúde da população. Considerando a escassez dos estudos que demonstrem como o acesso aos serviços de Saúde Bucal tem sido efetivado nos cenários após a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, este estudo avaliou o acesso aos serviços odontológicos em áreas cobertas pela Estratégia Saúde da Família em Campina Grande – PB, comparando as séries temporais dos anos de 2009 e 2014. Tratou-se de um estudo quantitativo, analítico, com desenho do tipo transversal, de base populacional, do seguimento de dois estudos, com dados colhidos nos anos de 2009 e 2014. Os dados foram comparados, passando a um estudo de série temporal com dados primários coletados prospectivamente, longitudinal ou de seguimento (follow-up). A análise dos dados foi realizada através do SPSS 18.0, em duas etapas: uma descritiva e outra analítica. Na primeira foram feitas as distribuições de frequência das variáveis quantitativas, na segunda foram testadas as associações, utilizando-se o Qui quadrado de Pearson. Para todas as análises foi considerado significante o nível de 5%. Os fatores sócio-bio-demográficos associados ao acesso no estudo de 2009, foram: idade, estado civil, renda do respondente e escolaridade. Em 2014, além desses, esteve associada a renda familiar. Pôde-se concluir que a equidade não está sendo respeitada. Este estudo pretende dar uma contribuição para a lacuna existente na avaliação de tais serviços.
Descrição: LIMA, T. B. B. de. Monitoramento da Política Nacional de Saúde Bucal – Um estudo de série temporal da avaliação do acesso ao serviço de saúde bucal em Campina Grande – PB. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19240
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thaynná Barboza Bezerra de Lima.pdfPDF - Thaynná Barboza Bezerra de Lima14.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.