Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19242
Título: Avaliação da influência de diferentes tipos de dentes artificiais na resistência a união de técnica de reparo de prótese removível
Autor(es): Barros, Ana Waleska Pessoa
Palavras-chave: Prótese dentária
Dente artificial
Reparo de dentadura
Data do documento: 13-Dez-2017
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar a resistência de união entre diferentes tipos de dentes artificiais e resinas acrílicas de base de prótese dentária, utilizando técnica de reparo para fixação dos dentes. Sessenta dentes artificiais, pré-molares e molares de diferentes fabricantes foram selecionados e arranjados em grupos em função do tipo de dente (n=20): grupo P (composto por dentes artificiais da marca Popdent, DentBras, São Paulo, SP, Brasil); grupo B (composto por dentes artificiais da marca Biotone IPN, Dentsply, Rio de Janeiro, RJ, Brasil) e grupo A (composto por dentes artificiais da marca ArtiPlus, Dentsply, Rio de Janeiro, RJ, Brasil) Inicialmente os dentes foram incluídos em resina e tubos de pvc e a rugosidade superficial da área de cume foi avaliada antes e após tratamento de superfície com jateamento de óxido de alumínio. Posteriormente, bastões (4,75 x 1,5 cm – diâmetro x altura) previamente confeccionados em resina termicamente ativada por energia de microndas foram fixados com auxilio de paralelômetro aos dentes artificiais por meio de resina quimicamente ativada. Os espécimes foram fixados em máquina de ensaio universal e uma carga perpendicular crescente e em velocidade constante (1mm/min) foi empregada até a ocorrência da fratura. Por fim o modo de falha foi analisado qualitativamente por meio deestereomicroscopia óptica. Os resultados foram submetidos a análise estatística, sendo utilizados para análise da rugosidade e da resistência ao cisalhamento os testes ANOVA 2- way e ANOVA 1-way, respectivamente seguidas do teste de Tukey com nível de significância de 5% (p<0,05). O tratamento superficial com jateamento de óxido de alumínio aumentou significativamente a rugosidade superficial da área de cume em todos grupos analisados (p< 0,05). Já o tipo de dente artificial não mostrou influência na resistência ao cisalhamento, P jateado (252,97 Mpa) e os B jateado (261,84 MPa) e A jateado (274,46 MPa) (p> 0,05). Dentro das limitações deste estudo, pode-se concluir que o jateamento aumenta a rugosidade da área de cume dos dentes. No entanto, os diferentes tipos de dentes utilizados não influenciaram a resistência à união.
Descrição: BARROS, A. W. P. Avaliação da influência de diferentes tipos de dentes artificiais na resistência a união de técnica de reparo de prótese removível. 2017. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19242
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Waleska Pessoa Barros.pdfPDF - Ana Waleska Pessoa Barros9.28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.