Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19256
Título: O olhar da Fisioterapia na promoção de saúde: Uma experiência do PET Saúde do Homem
Autor(es): Duarte, Fillipe de Oliveira
Palavras-chave: Fisioterapia
Atenção básica
PET Saúde do Homem
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: Introdução: Estudo referente à importância de ações educativas na prevenção do câncer de pulmão, promovendo o engajamento dos homens nas ações relacionadas à saúde e acessibilidade ao tratamento. Dentre as políticas de atenção primária, o Programa de Educação Pelo Trabalho Para a Saúde – PET, regulamentado pela portaria interministerial nº 421, de 03 de março de 2010 e inspirado Metodologia: A experiência foi desenvolvida no município de Campina Grande, com ações no Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação. educativas na saúde, realizadas através de oficinas e palestras, reeducação de hábitos de vida, estímulo às práticas desportivas, visitas domiciliares e aprimoramento profissional nos segmentos dos bairros do Monte Castelo e José Pinheiro, correspondentes à área de abrangência da unidade básica de saúde da família. O foco foram homens residentes nos segmentos dos bairros do Monte Castelo e José Pinheiro I, que correspondeu a 1200 homens na faixa etária de 25 a 59 anos. Analise e Discussão: Os estudantes inseridos no programa de extensão na unidade básica de saúde da família encontraram um cenário de práticas que lhes possibilitou desenvolver atitudes e executar habilidades, de forma coerente com os pacientes daquela localidade, bem como obter uma visão ampliada da realidade sociocultural, econômico e ambiental dos problemas existentes. Conclusão: O PET - Saúde do Homem, enquanto instrumento de integração ensino, pesquisa e extensão demostrou a sua importância de forma criteriosa na qualificação dos acadêmicos envolvidos, levando-nos a um pensamento de compromisso que tivemos em contribuir com a política de saúde e construção do SUS.
Descrição: DUARTE, F. de O. O olhar da Fisioterapia na promoção de saúde: Uma experiência do PET Saúde do Homem. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19256
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fillipe de Oliveira Duarte.pdfPDF - Fillipe de Oliveira Duarte19.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.