Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19257
Título: A inautenticidade como fator de risco para o suicídio na infância
Autor(es): Cavalcanti, Emillyn Guimarães
Palavras-chave: Suicídio
Infância
Inautenticidade
Dimensão noética
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: A morte é uma temática de difícil compreensão, sendo considerada um tabu na sociedade atual, causador de medos e ansiedades. No contexto infantil, a criança por ser uma pessoa vulnerável vai entender a morte a partir de fantasias, pois esta adquire sua visão de acordo com a percepção do outro. Por ter mais determinantes a criança torna-se mais vulnerável para ser uma pessoa inautêntica e em situações limites esta pode utilizar o suicídio, como uma estratégia de enfretamento incorreta, está atitude é tida como uma expressão inautêntica no que diz respeito à pessoa e sua dimensão noética. Assim, este estudo trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho propositivo que teve como objetivo refletir e discutir uma proposta de intervenção para o suicídio na infância, tendo a inautenticidade como fator de risco para o acometimento de tal ato. Percebeu-se ao final desta que a inautenticidade pode, através de determinantes, levar a criança ao suicídio, como uma forma errônea de enfretamento da situação que é tida, para estas, como limite, não sabendo lidar e, assim, agindo de forma inautêntica com relação a sua pessoa. Diante dessas considerações é imprescindível a necessidade de trabalhos, de cunho psicológicos, para estas crianças que se encontram em situação de vulnerabilidade social com o intuito de prevenir o suicídio.
Descrição: CAVALCANTI, E. G. A inautenticidade como fator de risco para o suicídio na infância. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19257
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emillyn Guimarães Cavalcanti.pdfPDF - Emillyn Guimarães Cavalcanti11.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.