Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19265
Título: Lesões em praticantes de Crossfit®: Uma revisão sistemática
Autor(es): Almeida, Anne Sayonara Soares de
Palavras-chave: Condicionamento físico
Traumatismos em atletas
Lesões
Crossfit®
Data do documento: 1-Dez-2017
Resumo: O Crossfit ® é um programa de condicionamento extremo que tem como base a prática de exercícios funcionais aeróbicos, pliométricos e de resistência em altos níveis de intensidade, cuja popularidade está em ascensão progressiva dentre os praticantes de atividades físicas. Com a crescente popularidade da modalidade, surgem em maior escala os questionamentos sobre as lesões incidentes neste esporte, sendo as críticas direcionadas especialmente aos exercícios aparentemente aleatórios e de alta intensidade, além da falta de individualização dos treinos para os participantes envolvidos. Nesse contexto, cabe uma investigação que esclareça sobre a realidade acerca das lesões incidentes na prática dessa modalidade e seus diversos efeitos. OBJETIVO: O objetivo do presente trabalho é relatar as principais evidências associadas ao índice de lesões em praticantes de Crossfit ® . MÉTODOS: Uma revisão sistemática da literatura foi realizada por meio das seguintes bases de dados: PubMed, PEDro, Embase, Science Direct, Scielo, LILACS e Cochrane, utilizando o descritor (“Crossfit”). Os critérios de inclusão estabelecidos foram: artigos que continham como tema central lesões no Crossfit ® e que tratavam dos efeitos negativos da prática da modalidade; estudos epidemiológicos observacionais prospectivos e retrospectivos; textos completos sem restrições quanto ao ano de publicação e idioma. RESULTADOS: Foram encontrados 147 artigos e, ao final, apenas sete artigos foram elegíveis para o estudo. A revisão evidenciou a ocorrência de taxas de lesões semelhantes a outras modalidades desportivas, maior incidência de lesão no sexo masculino e principais regiões anatômicas acometidas o ombro e a coluna. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Crossfit ® é uma modalidade de treinamento que apresenta índices de lesão semelhantes a outras modalidades.
Descrição: ALMEIDA, A. S. S. de. Lesões em praticantes de Crossfit®: Uma revisão sistemática. 2017. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19265
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Sayonara Soares de Almeida.pdfPDF - Anne Sayonara Soares de Almeida11.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.