Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19268
Título: Aplicação de índices ecomorfológicos para comparações entre assembleias de peixes estuarinos
Autor(es): Lima, Diele Emele Pontes Carvalho de
Palavras-chave: Ecomorfologia
Estuário tropical
Gradiente ambiental
Peixes de estuário
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Um estuário tropical é um ambiente propício para refúgio, alimentação e berçário das espécies estuarinas devido às características da água e da vegetação de manguezal que ele oferece, fundamental para a diversidade de espécies ao longo do gradiente ambiental. Este trabalho tem como objetivo verificar as diferenças morfológicas nas assembleias de peixes encontradas em duas zonas em um estuário tropical. Os peixes foram capturados utilizando uma rede do tipo “beach seine” e três redes do tipo “fyke nets”. As “fyke nets” foram instaladas na baixamar no canal principal em cada ponto e tres arrastos foram realizados próximo as redes “fyke” instaladas. As amostragens ocorreram ao longo de seis meses. Quatorze medidas morfométricas foram estabelecidas e posteriormente foi efetuado o cálculo de dez índices ecomorfológicos para cada uma das 55 espécies estudadas. Diferentes grupos de espécies, mas com características morfo-funcionais semelhantes, foram agrupadas pela análise do cluster, sendo formadas 6 grupos na zona inferior e 4 grupos na zona superior, destacando-se os índices relacionados com a natação, captura do alimento e com utilização do habitat. Perciformes obtiveram maiores correlações com características que indicam o hábito de vida pelágico e com ingestão de presas maiores, características bem ligadas com os representantes carnívoros dessa ordem; os Clupeiformes apresentaram correlações com a capacidade natatória e com a capacidade de engolfar inúmeras presas pequenas, tendo em vista que são, em sua maioria, filtradores; já os Mugiliformes e Atheriniformes, tiveram maiores correlações com o índice de achatamento ventral, importante para a proteção dos cardumes nas áreas com águas menos turbulentas. Os grupos formados foram importantes para agrupar espécies de mesma função ambiental e, dessa forma, ter uma compreensão maior sobre o ecossistema ao longo do gradiente ambiental estuarino.
Descrição: LIMA, D. E. P. C. de. Aplicação de índices ecomorfológicos para comparações entre assembleias de peixes estuarinos. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19268
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diele Emele Pontes Carvalho de Lima.pdfPDF - Diele Emele Pontes Carvalho de Lima12.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.