Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19269
Título: Consulta puerperal: Conhecimento e utilização dos protocolos assistenciais por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde
Autor(es): Souza, Marcos Vinícius de Sá
Palavras-chave: Puerpério
Atuação do enfermeiro
Atenção Primária à Saúde
Saúde da mulher
Data do documento: 19-Dez-2017
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar o conhecimento e uso dos protocolos de saúde da mulher por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família na atenção ao puerpério. Trata-se de um estudo de caso exploratório com abordagem qualitativa. Esse estudo tomou por base o Protocolo de Atenção Básica a Saúde das Mulheres, na dimensão atenção à mulher no puerpério, por compreender a singularidade desse momento para a mãe e para o bebê, em que novas rotinas de saúde precisam ser estabelecidas. Para a realização da pesquisa foram consideradas o conhecimento e utilização dos protocolos de saúde da mulher, sendo estes disponibilizados pelo Ministério da Saúde, para o contexto da análise o serviço de Atenção Básica. O estudo revela que o enfermeiro como integrante da equipe multidisciplinar da Atenção Básica, é responsável pelas orientações globais à puérpera e recém -nascido, devendo ser realizada abordagem integral tanto no puerpério imediato quanto no tardio, avaliando e observando os aspectos psicológicos. Constatou-se que os enfermeiros do estudo realizam prescrições de medicamentos para a manutenção da suplementação de ferro ao recém -nascido e em casos de complicações mamárias. Os enfermeiros ainda relatam problemas para a manutenção do aleitamento materno exclusivo, e as recomendações para a sua manutenção, neste processo a interferência familiar mostrou-se presente. Diante disso o profissional enfermeiro relatou facilidades em realizar educação em saúde durante o pré-natal, contribuindo para o sucesso no puerpério, o importante trabalho em equipe, especialmente com o agente comunitário de saúde, orientações de acordo com o protocolo e as dificuldades foram com questões de vulnerabilidade das mães, orientações as mães para manutenção do aleitamento materno, poucas idas ao serviço de saúde.
Descrição: SOUZA, M. V. de S. Consulta puerperal: Conhecimento e utilização dos protocolos assistenciais por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde. 2017. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19269
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcos Vinícius de Sá Souza.pdfPDF - Marcos Vinícius de Sá Souza14.91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.