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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1926
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cruz, Katielyne da Silva Coelho | - |
dc.date.accessioned | 2013-09-20T12:01:09Z | - |
dc.date.available | 2013-09-20T12:01:09Z | - |
dc.date.issued | 2013-09-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372. 372 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1926 | - |
dc.description | Cruz, K. da S. C. Brincando de faz de conta na escola: a concepção de professoras de crianças de 2 a 6 anos. 2012. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta os resultados de um estudo qualitativo que teve como objetivo verificar a concepção de professoras de crianças de 2 a 6 anos, acerca da brincadeira de faz de conta. A metodologia utilizada para a coleta de dados foi um questionário aplicado a cinco professoras de uma escola particular de Campina Grande-PB. A brincadeira de faz de conta sempre esteve presente na vida da criança, contribuindo para o seu processo de desenvolvimento. No entanto, apesar da importância e necessidade do faz de conta para o desenvolvimento saudável das crianças, verifica-se que elas têm tido menos tempo e incentivos para brincarem livremente, tanto na escola quanto no lar. Por isso, verifica-se a importância de estudos acerca do lugar da brincadeira de faz de conta no desenvolvimento infantil. Para a fundamentação teórica, partiu-se de uma definição do que vem a ser a brincadeira, para melhor compreensão do faz de conta. Em seguida, analisou-se a evolução da brincadeira em diferentes fases do desenvolvimento da criança, na visão de alguns autores tais como Piaget (1978 ), Vygotsky ( 1998), Oliveira ( 2002 ), Bomtempo ( 2002 ), entre outros. Dentre os pontos destacados, ressaltamos os benefícios da brincadeira de faz de conta, que proporciona à criança momentos de representação e imaginação. Diante dos resultados obtidos notamos que o entendimento da brincadeira de faz de conta precisa ser aprimorado por todas as professoras, mesmo aquelas que se aproximaram da resposta, precisam compreender bem o real significado e importância deste tipo de brincadeira para o desenvolvimento global das crianças e incluí-la em sua prática pedagógica, proporcionando mais tempo para as crianças brincarem livremente. Neste sentido é necessário favorecer, nos espaços de Educação Infantil, discussões e reflexões sobre a brincadeira de faz de conta, com a finalidade de provocar mudanças de posturas nos profissionais, que precisam entender que propiciar as crianças um momento livre para brincar, criar, imaginar e fantasiar é ajudar e estimular um desenvolvimento infantil saudável. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marinalva da Silva Mota | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | Brincadeira de faz de conta | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Ação docente | pt_BR |
dc.title | Brincando de faz de conta na escola: a concepção de professoras de crianças de 2 a 6 anos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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