Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19279
Título: Voleibol: relato de uma intervenção vivenciada no ensino fundamental em uma escola pública
Autor(es): Santos, Ivete Soares da Silva
Palavras-chave: Educação Física
Voleibol
Projeto didático
Data do documento: 2018
Resumo: Reconhecendo a importância que a prática esportiva e a atividade física realizadas no âmbito escolar têm, para beneficiar os alunos, com o desenvolvimento social, cognitivo e emocional, se faz necessário destacar que, apesar de trazerem benefícios no desenvolvimento e na aprendizagem, os alunos devem sentir-se interessados e motivados a realizarem tais práticas de Educação Física, nesse sentido é que esse estudo, passa a ter como foco o trabalho pedagógico do conteúdo: Voleibol, numa perspectiva lúdica, para compreender como ocorre a interação entre aluno/voleibol/lúdico. Por isso, o objetivo geral é descrever a intervenção pedagógica com o conteúdo da Educação Física Escolar: voleibol, no trato pedagógico, numa abordagem lúdica, realizada numa experiência vivenciada no Estágio Supervisionado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sen. Ruy Carneiro, no município de Cacimba de Dentro-PB. A discussão transcorrerá em torno da importância da modalidade esportiva e da nova perspectiva metodológica, jogos lúdicos. A pesquisa bibliográfica para fundamentar o artigo transcorreu numa discussão com autores como: Sedorko (2016); Silva (2014); Neto et. Al. (2011); Colim (2014); Miranda (2013); entre outros que enriqueceram e valorizaram esse estudo. Foi ainda um estudo de natureza aplicada com objetivos descritivos, em que teve um resultado esperado: é possível trabalhar aulas esportivas mesmo sem espaço adequado e sem equipamentos esportivos. De uma maneira, este estudo servirá de incentivo aos professores de Educação Física, a buscarem alternativas metodológicas que priorizem, o ensinar e a familiarizar conteúdos envolvendo Educação Física na vida educacional dos alunos, para que o interesse e o prazer em participar das aulas sejam, além de educacional, momentos educativos de interação e socialização.
Descrição: SANTOS, I. S. da S. Voleibol: relato de uma intervenção vivenciada no ensino fundamental em uma escola pública. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19279
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivete Soares da Silva Santos.pdfPDF - Ivete Soares da Silva Santos2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.