Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19280
Título: História local: a importância do ensino e construção da ideia de pertencimento
Autor(es): Souza Filho, Luiz Humberto de
Palavras-chave: Ensino de história
História regional e local
Professor
Data do documento: 2018
Resumo: O presente artigo tem em foco o objetivo de analisar a importância do ensino da história regional e local para formação cidadã do aluno, apresentando como recurso metodológico a inserção contextualizada. O objetivo atual de preparar os alunos para o ENEM tem contribuído para que esse conteúdo seja negligenciado na composição dos currículos. Destaca-se a participação do professor no processo de ensino dessa temática, já que, atualmente, exige-se cada vez uma maior iniciativa deste para que seja trabalhado o regional e o local nas aulas de história. A justificativa do tema reside na observância da negligência da temática da história regional e local na composição dos currículos escolares em face da influência interposta pela necessidade imposta ao ensino em função do ENEM. À vista disso, busca-se sugerir como proposta de abordagem da temática pela via da contextualização dos temas locais e próximos da realidade do aluno com os temas globais. Dessa forma, será possível promover a percepção do aluno, através do conhecimento do particular, da sua inclusão no processo histórico, reforçando o sentimento de pertencimento ao local em que está inserido.
Descrição: SOUZA FILHO, L. H. de. História local: a importância do ensino e construção da ideia de pertencimento. 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19280
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Humberto de Souza Filho.pdfPDF - Luiz Humberto de Souza Filho2.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.