Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19281
Título: Nísia Floresta: a voz transgressora da mulher na literatura brasileira do século XIX e o seu nacionalismo expresso na obra "A lágrima de um caeté"
Autor(es): Nogueira, Natália da Silva
Palavras-chave: Nísia Floresta
Indianista
Classe feminina
Data do documento: 2018
Resumo: A literatura ao longo dos séculos, possibilita, o resgate do cotidiano da humanidade, dentro de um determinado contexto temporal e, ao mesmo tempo, espacial, que proporcionou ao leitor uma diversidade de conhecimentos, princípios e ideologias defendidos pelas pessoas ao galgar uma direção de valores sociais e culturais existente na sociedade. Na grande maioria das obras de Nísia Floresta, percebemos o seu ideal social e ideológico em defesa das classes oprimidas de sua época, a classe feminina, índios e escravos. O poema A Lágrima de um Caeté foi uma de suas obras que mais se destacou no Brasil (1849), assim, o objeto de análise desse Artigo de Conclusão de Curso, no entanto não se pode negar a importâncias das demais obras, com uma visão especial para a inclusão das mulheres na cultura letrada. Este estudo se caracteriza como sendo uma pesquisa de cunho literário/analítico e bibliográfica, subsidiada sobre as teorias Scott (2008), Zolin (2005), Ramalho (2003) e Reis (2003). A análise nos mostra que A Lágrima de um Caeté, embasado em uma perspectiva histórica, possui uma abordagem indianista, capaz de comover o leitor com suas abordagens densas e firmes, acerca dos conflitos vivenciados pelos índios, na busca pela vida, liberdade e ideais. O viver é colocado no texto como o maior bem e concebe à ideia de travar uma luta pela sobrevivência, a todo custo. Porém, é uma luta desigual, capaz de transtornar o índio, que zela pela existência, com todas as suas forças.
Descrição: NOGUEIRA, N. da S. Nísia Floresta: a voz transgressora da mulher na literatura brasileira do século XIX e o seu nacionalismo expresso na obra "A lágrima de um caeté". 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19281
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natália da Silva Nogueira.pdfPDF - Natália da Silva Nogueira2.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.