Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19282
Título: O Rei Artur: o mito de um herói das lendas bretãs
Autor(es): Pereira, Richardson de Sousa
Palavras-chave: Artur
Mito
Imaginário
Data do documento: 2018
Resumo: A narrativa do livro nos faz entrar em um mundo imaginário repleto de fantasias e encantos, mas que também nos transporta para um mundo real onde a ficção se funde com realidade com características de uma época chamada de idade média. Este artigo foi produzido a partir da análise de leituras do livro Aqueda de Artur (2013) escrito por J.R.R. Tolkien, embora seja um livro inacabado, ele conta algumas aventuras do rei Artur de Camelot, dentre estas aventuras estão as batalhas marítimas, questões de Lancelot, sua ida e volta às terras selvagens e seu conflito com Mordred. O objetivo, principal, deste artigo é analisar o mito herói através da obra A queda de Artur (2013) escrito por J.R.R. Tolkien. Para tanto nossa fundamentação teórica baseia-se em Brunel (2005), Campbell (1990) e Le Goff (2011). A análise nos mostra que a personagem rei Artur e como este mito foi trabalhado durante vários séculos, isto mostrar o poder da literatura como parte cultural de uma civilização que se destaca entre as demais, porque ela deixa o seu legado demonstrando, assim, a sua aquisição com o uso da escrita, para que as suas ideias possam ser reproduzidas independentes do tempo ou da época.
Descrição: PEREIRA, R. de S. O Rei Artur: o mito de um herói das lendas bretãs. 2018. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19282
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Richardson de Sousa Pereira.pdfPDF - Richardson de Sousa Pereira3.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.