Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19283
Título: Um olhar geográfico sobre a mudança da paisagem urbana do centro de Cuitegi/PB
Autor(es): Sousa, Uilson Monteiro de
Palavras-chave: Paisagem
Geografia Urbana
Transformações espaciais
Data do documento: 2018
Resumo: A paisagem urbana é a arte de tornar coeso e organizado, visualmente onde podemos observar o complexo de edifícios, casas, ruas ou praças que compõem o espaço urbano, também é importante para a compreensão, e a valorização das mudanças socioespaciais determinadas por agentes relacionadas à economia, às relações culturais e aos aspectos físico-naturais de cada lugar. Sob essa perspectiva, este trabalho tem como objetivo geral identificar os principais fatores que contribuíram para mudança da paisagem urbana do centro de Cuitegi/PB, destacando as principais transformações da paisagem, tanto de ordem física quanto sociocultural. Para tal selecionamos as cinco ruas principais do centro da cidade para analisarmos as mudanças, a Rua do Comércio, Rua Coronel João Pimentel, Rua Odilon Nelson Dantas, Rua Nossa senhora do Rosário e a Rua Sete de Setembro. Metodologicamente, a pesquisa teve um caráter exploratório descritivo com apresentação de análise qualitativa, incluindo pesquisa de campo, entrevistas semiestruturadas com moradores antigos das ruas pesquisadas, bem como, análise de fotografias antigas e atuais para uma melhor compreensão do objetivo proposto. Tivemos com base teórica, um estudo comparativo do conteúdo de Artigos Científicos, Revistas, Obras de Autores como: Corrêa e Rosendahl (1998), (2001) Castro (2000), Claval (2001); Santos e Silveira; (2008); Sousa (2015); dentre outros estudiosos. Por meios dos resultados alcançados podemos perceber que as mudanças ocorridas na paisagem urbana do centro do município de Cuitegi/PB, segundo os moradores entrevistados tiveram motivação econômica, politica e consequentemente social, Econômica pelo fato dos moradores que adquiriram uma melhora significativa na condição financeira do que outrora, o que foi possibilitando aos moradores do centro da cidade, irem fazendo reformas nas casas que foram acontecendo gradativamente e paralelamente ao crescimento do centro de Cuitegi e assim, os espaços que antes eram casas de comércio foi tendo suas funcionalidades modificadas, principalmente, para casas de moradia; Politica, pela manobra dos prefeitos que passavam pela cidade, e para deixarem suas marcas nos mandatos acabavam por destruírem e reconstruírem patrimônios públicos, como foi o caso das praças Nossa Senhora do Rosário, Isaura de Andrade Dutra e a Praça Miguel Fernandes; Social, pela perca e mudança de funcionalidades de espaços como a falência do primeiro cinema da cidade, a Destruição da Praça Isaura de Andrade Dutra, as Mercearias que deram lugar às casas de moradia, dentre outros espaços que foram impactados com as modificações dessa paisagem urbana. Partindo das considerações expostas, é possível afirmar que o centro do município de Cuitegi/PB, passou por transformações em sua paisagem urbana, tanto de caráter, físico, social e cultural, que foram relevantes para o município. De modo que
Descrição: SOUSA, U. M. de. Um olhar geográfico sobre a mudança da paisagem urbana do centro de Cuitegi/PB. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19283
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Uilson Monteiro de Sousa.pdfPDF - Uilson Monteiro de Sousa5.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.